Afinal, tomar banho de sol nas partes íntimas é perigoso?

No final de 2024 viralizou no TikTok a trend “perineum sunning” (sol no períneo, em português), que consiste em tomar banho sol nas partes íntimas, em especial o períneo, que é aquela área situada entre o pênis/vagina e o ânus.

As promessas dos vídeos que circulam na rede social é de que poucos minutos de banho de sol nessa região, oferece uma maior quantidade de vitamina D para o corpo, além de melhorar a qualidade do sono e regular os hormônios sexuais.

Porém, a prática é advertida por dermatologistas que apontam o risco de queimadura solar na região, pois trata-se de um local onde a pele é muito fina e extremamente sensível. Qualquer tipo de trauma que a região sofre, pode causar uma dor maior e dificuldade de cicatrização. Além disso, há o risco de desenvolvimento de melanoma (câncer de pele).

Além disso, não existem estudos científicos que comprovem que tomar banho de sol nas partes íntimas aumente a produção de vitamina D no corpo mais do que a exposição convencional. No caso da trend, o tempo de banho de sol seria de 30 segundos, o que não é um tempo suficiente para que o corpo sintetize a vitamina. 

E aí? Vai querer deixar seu furico no sol por quanto tempo? 

Gostou? Compartilhe esse post com quem precisa dessa informação.

Quer entrar em contato conosco? psidasaude@psidasaude.com.br